Está instalado nas traseiras da Igreja Matriz de Olhão um presépio em tamanho real, da responsabilidade do Externato Dr. João Lúcio. Na construção foram reutilizados diversos tipos de materiais, para dar vida a representações das personagens principais: Menino Jesus, José, Maria, a Vaca e o Burro. Uma iniciativa curiosa que vale a pena visitar.
sábado, 20 de dezembro de 2008
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
PÓLIS
Muito bom, directo ao assunto.
"Pólis ataca em Olhão!
O Pólis em Olhão começou nos ilhotes das Ratas e do Coco, com os preparativos para demolição das casas, precisamente onde estão as pessoas mais carenciadas, mas que vivem da ria e para a ria.
A directora do Pólis Ria Formosa, Valentina Calixto, não nos surpreende com esta medida pois, enquanto directora do ICN no Algarve, sempre virou a cara às questões da poluição da Ria Formosa e às queixas que os pescadores e viveiristas fizeram sobre as inúmeras descargas de esgotos poluentes e que sempre encalharam na secretária dessa senhora.
Foi também essa senhora que sempre fechou os olhos à exploração desenfreada das areias pela parte de empresários sem escrúpulos, que em vez de dragarem a ria faziam autênticos poços no seu leito, alguns com mais de 25 metros de profundidade, para dai retirarem a areia praticamente limpa para a construção alterando e enfraquecendo as ilhas barreira.
Foi ainda essa senhora que construiu um vivenda no Ludo em pleno parque da Ria Formosa, que é guardada a ferro e fogo por uma matilha de cães assassinos (que o digam os pastores da zona).
As medidas do Pólis não deviam começar pelas irregularidades dos próprios responsáveis e dos governantes desta região (Presidentes de Câmaras, de Região de Turismo, de Governos Civis, de CCDR,...)? Não se devia dar o exemplo e começar pelas vivendas e urbanizações construídas em cima das arribas e a menos de 50 m da linha de água da ria?
NÃO, é "vira o disco e toca o mesmo"!
" in http://olhaolivre.blogspot.com/2008/12/plis-ataca-em-olho.htmlOLHÃO EM VIDEOS
"OLHÃO, TERRA DE MAR"
sábado, 6 de dezembro de 2008
RENATURALIZAÇÃO DA RIA FORMOSA
Previsão do resultado do processo de "renaturalização" previsto para as zonas mais carenciadas da Ria Formosa. Clique na imagem para ver maior.

Imagem original aqui.
MINI-MERCADO DA DROGA
Junto ao monte de lixo no Quintal José A. Barros, também está localizado uma casa abandonada que foi ocupada há mais de dois anos por consumidores de estupefacientes, e posteriormente por um traficante. Desde então começou, segundo testemunhos, o corropio, um entra-e-sai de "visitas ilustres" a qualquer hora do dia ou da noite a esse estabelecimento para adquirir a dose. Além disso, o ocupante actual acumula uma quantidade inacreditável de lixo (roupas,metais e ourtos objectos apanhados no lixo, etc), dentro e fora da casa em ruínas ( e sem condições de habitabilidade), visiveis nas fotos seguintes:
Um preocupante caso de saúde pública e segurança (a actividade atrai ao local inumeros consumidores de drogas e conhecidos criminosos locais), uma situação que se arrasta apesar do conhecimento de diversas autoridades e dos proprietários das ruínas.